Acreditação


Acreditação Internacional

Acreditação é um processo de avaliação externa, de caráter voluntário, através do qual uma organização, em geral não-governamental, avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se as mesmas atendem a um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente.

A acreditação é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. A avaliação é realizada in loco, por uma equipe de avaliadores composta por pares – médicos, enfermeiros e administradores -, e ocorre a cada três anos.

O CBA aplica nas instituições brasileiras o método de acreditação internacional da Joint Commission International – JCI, agência subsidiária da The Joint Commission, organização americana com maior experiência no mundo na área de acreditação, e que já alcança a marca de mais de 18.000 instituições acreditadas, o que corresponde a cerca de 85% do mercado americano.

O CBA é o representante exclusivo da JCI no Brasil. Os serviços de acreditação oferecidos pelo CBA, em conjunto com a JCI, abrangem desde hospitais, ambulatórios, serviços de cuidado continuado não hospitalares (internação domiciliar, pacientes em final de vida) até serviços de transporte médico.

O processo de acreditação foi desenvolvido para criar uma cultura de segurança e qualidade no interior de uma instituição que se empenha em aperfeiçoar continuamente os processos de cuidado ao paciente e os resultados obtidos. Através disso, as instituições:
Elevam sua credibilidade junto à população no que diz respeito à sua preocupação com a segurança do paciente e com a qualidade do atendimento;
Proporcionam um ambiente de trabalho seguro e eficiente, que contribui para a satisfação do trabalhador;
Negocia junto às fontes pagadoras, com base em dados relativos à qualidade do cuidado;
Escutam os pacientes e seus familiares, respeitam seus direitos e criam com eles uma parceria no processo de cuidado;
Criam uma cultura aberta a aprender com os relatórios realizados regularmente sobre eventos adversos e questões de segurança; e

Estabelecem um estilo de liderança colaborativa que define prioridades e uma liderança contínua que prima pela qualidade e segurança do paciente em todos os níveis.